De acordo com a ONU, o setor de construção civil responde por 39% da emissão de CO2 em todo o planeta, causando um enorme impacto ao meio ambiente. Por essa razão, as empresas do setor têm uma grande responsabilidade com a questão ambiental e o uso de materiais recicláveis.
É a partir daí que surge o conceito de construção sustentável, cuja principal característica é criar mecanismos para diminuir a emissão de poluentes e resíduos, preservando os recursos naturais.
Desde o seu projeto inicial, a construção sustentável precisa contemplar materiais e sistemas capazes de otimizar a execução da obra e evitar o desperdício de matéria-prima, incluindo a utilização de materiais recicláveis.
No texto a seguir, vamos mostrar todos os benefícios de uma construção sustentável e os principais materiais recicláveis que podem ser utilizados.
Table of contents
Benefícios de uma construção sustentável”
No início do texto, apresentamos um dado alarmante, que prova que pensar em sustentabilidade em sua obra não é mais um diferencial, mas uma necessidade do mercado.
Desse modo, engenheiros, arquitetos e trabalhadores da área de um modo geral, devem ficar atentos aos materiais e tecnologias disponíveis que permitam construir sem causar danos à natureza, priorizando a economia e o reaproveitamento de recursos.
É importante ressaltar, ainda, que a sustentabilidade é um processo contínuo e não deve ser pensada somente no decorrer da obra, mas também após o seu término, quando ela de fato será reconhecida como sustentável. Por exemplo, o prédio deve possuir tecnologias para reduzir o consumo de água e energia elétrica, como a captação de energia solar e redutores de água nas torneiras.
Listamos alguns materiais recicláveis que você pode utilizar para ter uma construção realmente sustentável. Conheça-os!
Aplicação de materiais recicláveis na construção
A crescente tendência da arquitetura e construção verdes originou um novo nicho de mercado para os fornecedores de materiais de construção, o que vende somente produtos e soluções que favoreçam o uso de matérias recicláveis ou biodegradáveis, ou seja, que se decompõem mais facilmente no solo.
Veja só o que já existe no mercado em termos de matéria-prima sustentável para auxiliar na elaboração de um projeto totalmente sustentável e colocar sua empresa em primeiro lugar nesse quesito tão importante!
1. Tinta ecológica
É feita a partir de recursos naturais e não possui componentes tóxicos. Sua fórmula contém até 80% de matéria-prima natural.
2. Ecogranito
Muito utilizado em pias e acabamentos, esse material também já ganhou uma versão ecológica, feita a partir de resíduos misturados à uma resina acrílica e outros componentes.
3. Argila e fibras
A argila é uma matéria-prima que forma uma boa combinação com as fibras vegetais, resultando em um revestimento totalmente ecológico. Além de ser um efeito visual interessante para a decoração, as fibras colaboram para melhorar o conforto térmico do ambiente.
4. Tijolo ecológico
Sim, ele existe! A diferença entre o tijolo de barro tradicional e o tijolo verde está no processo de produção. Enquanto o primeiro é produzido em forno e lança uma grande quantidade de poluentes na atmosfera, o segundo é produzido a partir de uma prensa hidráulica, onde são moldados e compactados, gerando bem menos impacto ambiental.
Ao contrário do que pode parecer, o ecotijolo é um material bastante resistente e proporciona um bom isolamento acústico e térmico ao ambiente. Sem contar que os tijolos ecológicos podem ser misturados a resíduos orgânicos, como o bagaço de cana, por exemplo.
5. Madeira de demolição
Como o próprio nome diz, essa madeira é extraída de demolição, sendo encontrada como resíduo de obras. Com o tratamento adequado, o material pode ser reaproveitado como revestimento para paredes, bancadas, painéis, entre outros itens.
6. Madeira de Bambu
O bambu é um tipo de madeira considerada leve, porém muito resistente, por isso é apropriado para ser usado nas estruturas externas do imóvel, ou até mesmo no mobiliário e acabamento interno. Por ser uma planta que cresce rápido, o material é altamente renovável, o que o diferencia de outros tipos de madeira.
7. Plástico biodegradável
Com uma decomposição muito mais rápida do que o plástico sintético, o bioplástico pode substituir o plástico comum na fabricação de revestimentos, pisos, rodapés, divisórias e artigos de decoração.
8. Telhados e muros verdes
Ter uma parede ou telhado revestido de plantas, além de causar um impacto positivo no visual, é um grande aliado no controle da temperatura do ambiente, ajudando a economizar energia com a diminuição do uso do ar-condicionado. Mas não é só isso: o telhado ecológico tem a capacidade de absorver água da chuva, o que é fundamental para a prevenção de enchentes.
9. Ecotelhado branco
Esse é outro tipo de telhado ecológico, composto por nanoesferas de cerâmica, resina e outros aditivos. Seu diferencial é refletir a radiação solar, reduzindo a temperatura interna do imóvel.
10. Aquecimento solar
A instalação de um sistema de energia solar no telhado é um recurso muito utilizado atualmente, já que o calor do sol pode ser usado para aquecimento de água e iluminação natural. A captação é feita por placas de metal que absorvem a irradiação solar e convertem-na em energia (energia fotovaltaica). Nos dias mais quentes, a energia gerada é bem maior, no entanto, o sistema pode funcionar mesmo em dias nublados.
11. Lâmpadas de LED
Há alguns anos, a lâmpada de LED vem substituindo os outros tipos de iluminação disponíveis no mercado, pois ela gera energia por microchip e tem duração mais prolongada — 15 a 25 vezes maior do que as lâmpadas mais antigas, enquanto que os outros tipos de iluminação emitem gases e tem um consumo muito mais elevado. Por isso, não restam dúvidas de que a iluminação de LED é a melhor opção para preservar o meio ambiente.
12. Sistemas de reutilização de água da chuva
Quando pensamos em materiais para uma construção sustentável, não podemos esquecer, também, de adotar mecanismos para reduzir o consumo e reaproveitar a água da chuva, que pode ser utilizada para regar jardins, lavar carros, calçadas, entre outros.
Com um sistema automatizado para reutilizar água, tanto sua empresa quanto os moradores do empreendimento terão uma redução significativa no consumo de água.
Como informamos acima, os benefícios de usar materiais recicláveis para sua construção sustentável são inúmeros, e vão muito além do canteiro de obras. Os materiais sustentáveis, além de serem muito mais baratos, tornam os ambientes mais agradáveis e se destacam pela inovação e a preservação da natureza!
Por isso, não abra mão de construir de forma sustentável! Quer ajuda? Entre em contato conosco!