Já abordamos em outros posts quais os benefícios das construções sustentáveis para o meio ambiente, tanto para quem está construindo ou reformando quanto para o negócio da construção civil de modo geral.
Mas esses não são os únicos benefícios de levar a sustentabilidade para o seu empreendimento. Na realidade, investir em sustentabilidade é uma forma de pensar no bem comum.
Neste post, vamos falar sobre como criar ambientes sustentáveis proporciona bem-estar a quem mora no imóvel e à comunidade no seu entorno. Veja só quantas coisas boas esse tipo de empreendimento pode proporcionar para quem constrói e para quem vai usufruir dele.
Menos resíduos ao meio ambiente
Com a aplicação das medidas de sustentabilidade na construção, a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos diminui, portanto, é possível dizer que a sua obra não causará tanto impacto na qualidade do ar e do solo, preservando o meio ambiente. Com isso, a saúde da população também agradece!
Mais agilidade na obra
Menos resíduos significa também menos entulho e um canteiro de obras mais limpo e organizado, o que facilita a execução de tarefas e aumenta a produtividade. Assim, há menos riscos de acidentes de trabalho e fica muito mais fácil entregar suas construções sustentáveis dentro do prazo.
Mais conforto ao ambiente interno
O uso de artigos recicláveis na decoração e no acabamento é uma forma de baratear o custo das construções sustentáveis e também inovar, o que influencia no visual e no conforto das edificações.
Por exemplo, garrafas PET podem ser utilizadas para fazer o isolamento acústico, e o resultado é um ambiente mais tranquilo por um valor bem abaixo do mercado. De quebra, você terá uma parede com visual diferenciado.
Da mesma forma, revestimentos de parede feitos a partir de plantas, como o bambu, ajudam a manter o ambiente mais climatizado, uma vez que as plantas filtram os raios solares, contribuindo também para dar um belo acabamento — e sem concreto.
Maior contato com a natureza
Mesmo em cidades mais urbanizadas, as pessoas sabem que quanto mais próximo da natureza, maior é o seu bem-estar. Por isso, além de diminuir os impactos ambientais, a construção sustentável deve ser projetada buscando integrar a construção às áreas verdes e ampliando o contato do morador com o meio ambiente.
Mais economia e modernidade para suas construções sustentáveis
Um dos principais requisitos para que uma construção seja considerada sustentável é a otimização de recursos de energia elétrica e água.
A instalação de placas fotovoltaicas (feitas de silício) transformam energia solar em iluminação e aquecem a água do chuveiro. O mesmo acontece com a água, que pode ser economizada com a instalação de sensores nas torneiras e descargas automáticas.
Você pode ter também sistemas de armazenamento e reaproveitamento de água, ou simplesmente colocar calhas no telhado para capturar a água da chuva e reutilizá-la.
Há outras formas de economizar energia e água sem investimento em equipamentos e sistemas de alto custo. Isso é perfeitamente possível se a casa for projetada de maneira que todos os espaços recebam a iluminação natural durante o dia. Assim, só será preciso ligar as lâmpadas ao anoitecer.
Essa medida favorece não só a entrada de luz solar, como também a ventilação do ambiente, o que reduz o uso do ar-condicionado e resulta em uma economia considerável na conta de energia elétrica.
Com todos os benefícios das construções sustentáveis citados até aqui, podemos concluir que, além de serem mais econômicas, elas oferecem mais qualidade de vida e, portanto, contribuem para melhoria da sua saúde e bem-estar de quem mora nelas.
O mercado de construção está aquecido e as construções sustentáveis estão em alta! E você, já está preparado para oferecer soluções sustentáveis aos seus clientes?