fbpx
contato@locacoesmartins.com.br 61 3771-8949

O concreto pode ser reciclado e reutilizado de várias maneiras. O melhor método geralmente depende do tamanho e da forma do concreto a ser reciclado. A reutilização do concreto é uma boa maneira de reduzir os custos de construção, proporcionando alguns benefícios ao meio ambiente. O concreto reciclado não apenas fica fora do aterro, mas também substitui outros materiais, como cascalho, que devem ser extraídos e transportados para uso.

USOS PARA CONCRETO ANTIGO

O concreto reciclado pode ser usado de muitas maneiras como novos materiais, como cascalho, materiais de pavimentação e agregados.

Pavimentação de passarelas, calçadas e outras superfícies duras externas. Concreto quebrado cria uma superfície de tráfego estável que é permeável para que a água da chuva possa filtrar. Isso reduz a quantidade de escoamento de água que deve ser gerenciada pelos sistemas de esgoto e ajuda a reabastecer as águas subterrâneas.

Base para nova pavimentação asfáltica. Através de um processo chamado rubblization, o antigo pavimento de concreto pode ser quebrado no lugar e usado como uma camada de base para o pavimento de asfalto Material de fundação de cama para trincheiras contendo linhas de utilidade subterrâneas.

Agregado para misturar novo concreto. O concreto reciclado triturado pode substituir parte do agregado virgem (novo) usado no concreto pronto. Material para a construção de novos habitats de recifes oceânicos. Blocos de pavimentação, vasos e bancos para uso comunitário.

BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM DE CONCRETO

A reciclagem de concreto ajuda a reduzir o desperdício de construção e prolonga a vida útil dos aterros sanitários, além de economizar o descarte de construtores ou taxas de depósito. Também reduz os custos de transporte porque o concreto pode ser reciclado em áreas próximas ao local de demolição ou construção. Em alguns casos, surgem oportunidades de emprego na indústria de reciclagem que não existiriam em outros setores.

COMO O CONCRETO É RECICLADO

O concreto é reciclado usando equipamentos de britagem industriais com mandíbulas e grandes impactores. Depois que o concreto é quebrado, ele geralmente é executado através de um impactor secundário e, em seguida, é selecionado para remover sujeira e partículas e separar o agregado grande e pequeno. Processos adicionais, como flotação de água, separadores e ímãs também podem ser usados para remover elementos específicos do concreto. Um método alternativo é pulverizar o concreto, mas esta não é sempre a melhor opção, pois dificulta a conclusão do processo de separação e pode deixar mais contaminação por subprodutos menores.


×