A furadeira é uma ferramenta que possui muitas utilidades, sendo usada tanto na realização de grandes obras quanto em pequenos reparos, por isso e m algum momento você vai precisar dela.
Para quem não tem muita intimidade com essa ferramenta, é comum ter dúvidas sobre seu uso, pois existem vários tipos de brocas e aplicações diferentes. Vai utilizar uma furadeira e não conhece bem a sua funcionalidade? Neste artigo, explicamos a diferença de brocas de furadeira e sua utilização. Continue a leitura e saiba tudo!
Diferentes tipos de broca de furadeira e suas funções
As brocas de furadeira são removíveis e há diversos tipos. A escolha da broca correta depende do tipo de matéria que deve ser furada, pois cada uma delas é específica para diferentes superfícies: madeira, metal, concreto, mármore, azulejos etc. A seguir, detalhamos como elas funcionam e onde utilizá-las.
Brocas para metal, madeira e concreto
Broca de três pontas
Utilizada especificamente para trabalhos com madeira, essa broca tem um formato de espiral e espessuras variáveis. Ela é feita de aço carbono, que é mais resistente ao calor gerado pelo atrito com o material, e pode ser aplicada em todos os tipos de madeira, das maciças às menos densas, como os compensados e fórmicas. Outra broca similar a essa é a serpentina.
Broca chata
Como o nome já diz, a ponta desta broca é achatada, ideal também para furar madeiras, aglomerados e fibras. Esse formato proporciona maior tração e evita deslizamentos, sendo eficiente para superfícies mais grossas — é a única broca capaz de perfurar em uma profundidade acima de 20 cm.
Broca de aço rápido
Para superfícies de metal, essa broca possui haste cilíndrica, podendo perfurar à direita ou à esquerda. Pode ter uma cobertura de titânio para dar maior resistência, dependendo do metal a ser perfurado.
Brocas SDS-Plus e SDS-Max
Essas são recomendadas para uso de profissionais da construção, pois servem para a perfuração de concreto, mármore, tijolos, pedras e alvenaria em geral. Por ser de risco mais elevado, o encaixe dessas brocas é especial, a fim de prevenir deslizes durante a execução dos serviços.
A diferença entre essas brocas de furadeira é que a SDS-Plus tem encaixe menor e é usada nos martelos de classe até 4 kg.
Já a SDS-Max é usada nos martelos superiores a 4 kg. Ambas são mais resistentes que as brocas anteriores e tem capacidade para fazer furos maiores, devido não só ao seu tamanho, mas também porque o martelo (motor) tem mais força se comparado às furadeiras de uso doméstico.
Broca serra copo
De todas as brocas de furadeira, esta é a mais diferente, já que seu formato é circular, parecendo uma coroa. Ela está disponível em vários diâmetros e comprimentos. A parte externa pode ser dentada ou diamantada e vem com uma haste para ser encaixada no centro, facilitando a perfuração.
Existe serra copo para todo o tipo de material: madeira, metal, alvenaria, porcelanato, cerâmica etc.
Como escolher a broca de furadeira certa para cada trabalho
Agora que você já conhece as principais diferenças entre as brocas de furadeira, para fazer a escolha certa, basta saber o tipo de material que você precisa furar e também a espessura.
Mas, como você viu, não é apenas o tipo de broca que interfere na qualidade do trabalho. A potência do equipamento (martelo) também é um fator que deve ser levado em consideração. Portanto, antes de fazer o uso de uma furadeira, procure saber essas informações junto ao site do fabricante ou a loja.
Dicas de segurança na hora de utilizar a furadeira
Sabemos que o uso de qualquer ferramenta exige certos cuidados, que visam a facilitar o trabalho e, principalmente, prevenir acidentes. Por isso, se você não tem nenhuma experiência em utilizar uma furadeira, dê uma olhada nessas dicas antes de começar.
Antes de ligar
Verifique a voltagem do equipamento e cabos e certifique-se que não haja nenhum fio desencapado para não provocar choques. Veja também se não há objetos cortantes perto de onde ela será usada.
O encaixe das brocas de furadeira deve ser feito sempre com o equipamento desligado e fora da tomada.
Estado das brocas de furadeira
Com o tempo, há um desgaste natural das brocas. Por isso, antes de usá-las, verifique se as pontas não estão arredondadas, pois isso indica a necessidade de troca.
Outra dica importante é: segure firme, procurando manter o eixo do furo que deseja fazer, para que ele não fique maior que o desejado, mas não aplique muita força, pois isso pode empenar ou danificar a furadeira.
Conservação do equipamento
Para garantir sua vida útil e operá-la com segurança, é preciso que a ferramenta esteja em perfeito estado. Após cada utilização, limpe o equipamento com óleo anticorrosivo. Aplique e use um pincel para espalhar por todo equipamento. Depois, é só passar um pano seco para retirar os resíduos.
E a última dica, que é a mais importante: sempre leia o manual de instruções e siga as recomendações do fabricante.
Já sabe qual o tipo de broca que você precisa para o seu projeto? Fale com nossos especialistas. Estamos sempre prontos para indicar os melhores equipamentos para sua obra.