Algumas vezes o solo de um determinado local não oferece as condições requeridas pela obra, podendo ser pouco resistente; muito compreensível ou apresentar características que deixam a desejar do ponto de vista econômico. Uma das opções é tentar aprimorar as propriedades de engenharia do solo local.
A compactação é uma forma de estabilização e melhoria do solo por meio de processo manual ou mecânico, com o intuito de reduzir o volume de vazios do solo. São objetivos da compactação:
- Aumentar a intimidade de contato entre os grãos
- Tornar o aterro mais homogêneo melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade.
A compactação de um solo trata-se de sua densificação através de equipamento mecânico, normalmente feita com um rolo compactador, embora, em alguns casos, como em pequenas valetas, até soquetes manuais podem ser empregados.
Um solo, quando é transportado e depositado para a construção de um aterro, acaba ficando em um estado relativamente fofo e heterogêneo e, por isso, além de oferecer pouca resistência e ser muito deformável, apresenta comportamento diferente de local para local.
A compactação é utilizada em diferentes obras de engenharia, como:
- Aterros para várias utilidades
- Camadas constitutivas dos pavimentos
- Construção de barragens de terra
- Preenchimento com terra do espaço atrás de muros de arrimo
- Reenchimento das inúmeras valetas que se abrem diariamente nas ruas das cidades
Os tipos de obra e de solo disponíveis é que vão ditar o processo de compactação a ser usado, a umidade em que o solo deve se encontrar na ocasião e a densidade a ser alcançada.
A compactação dos solos tem uma enorme importância para as obras geotécnicas, já que por é meio do processo de compactação que se consegue proporcionar no solo um aumento de sua resistência e uma diminuição de sua compressibilidade e permeabilidade.
Na Martins Locações você encontra os melhores equipamentos especializados para usar na sua obra. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.