A legislação ambiental determina o uso de uma caçamba de entulho para descartar os resíduos da sua obra. Quem não fizer o descarte de entulho corretamente, de acordo com as normas do CONAMA estará cometendo crime ambiental, sujeito a multas e penalizações.
Entenda as características desse equipamento e saiba qual é a mais adequada para sua obra antes de fazer o aluguel de caçamba.
Aluguel de caçamba: como escolher a ideal
Os modelos variam de acordo com a quantidade de entulho, tipo de resíduo ou local onde será utilizada. Por isso, antes de proceder com o aluguel de caçamba, leia esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Metragem da caçamba
As caçambas de entulho apresentam diversos tamanhos e modelos, então o primeiro passo para a escolher uma delas é calcular a quantidade de resíduos gerados. Quanto ao tamanho, ela pode variar de de 3, 5 a 6m³, com a capacidade conforme abaixo:
- 3m³: média 5.000 kg
- 5m³: média 8.000 kg – tamanho padrão
- 6m³: média 10.000 kg
Reserve o espaço adequado para a instalação da caçamba
Conhecendo a capacidade de cada uma, você já pode definir o tamanho do equipamento a ser usado em sua obra. Mas antes de fazer o aluguel de caçamba, é muito importante saber quais são os tipos, o espaço disponível e o tempo que você vai precisar dela.
O ideal é que você verifique todos esses detalhes antes do aluguel de caçamba, inclusive se o equipamento é certificado pelo Inmetro e foi fabricado dentro das normas da ABNT.
Caso não tenha outra alternativa, você pode instalar a sua caçamba na calçada, contanto que haja espaço suficiente para que ela fique estacionada sem atrapalhar o trânsito de pedestres ou mesmo de carros. O tempo do aluguel de caçamba não deve ultrapassar 30 dias. Esse tipo de infração gera multas que vão de R$ 4 mil a R$ 7 mil no DF.
Como acondicionar o entulho na caçamba
Há três regrinhas que você precisa seguir para descartar entulhos numa caçamba. A primeira delas é separá-los (segregar) de acordo com a resolução 307/2002 do Conama, que classifica os itens em:
- Classe A – resíduos reutilizáveis ou recicláveis, tais como:
- De construção, demolição, reformas e reparos e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;
- Componentes cerâmicos, tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto;
- De processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;
- Classe B – resíduos recicláveis para outras destinações, tais como:
- Plásticos, papel, papelão, materiais metálicos, ferrosos, vidros, madeiras, compensados e gesso;
- Classe C – são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação;
- Classe D – resíduos químicos, que oferecem perigo ao meio ambiente. Por exemplo, tintas, solventes, óleos, material radioativo, telhas de amianto etc.
A segunda é saber qual o tipo de caçamba mais apropriada para descartar esses itens.
A terceira é seguir algumas recomendações básicas para garantir a segurança de quem vai manusear os resíduos e transportar a caçamba. Não é permitido, por exemplo, misturar lixo orgânico com resíduos de construção civil, pois eles têm destinações diferentes.
Outra coisa que deve ser observada é o limite de carga, pois se ultrapassar o limite sinalizado na borda, o material descartado pode cair durante o transporte e causar acidentes. E, por último, não ateie fogo na caçamba em hipótese alguma.
Saiba qual é a destinação correta do entulho
Quando não for possível reutilizar o entulho na própria obra, o construtor tem a obrigação de dar o destino correto ao material, encaminhando os recicláveis para usinas de reciclagem e os não recicláveis, para aterros sanitários a fim de seguir o tratamento adequado. Para isso, a melhor solução é contratar uma empresa especializada em aluguel de caçamba, como a Martins.
Dutos de entulho: mais facilidade e segurança para o descarte
O duto de entulho é um sistema criado para otimizar e agilizar a coleta de entulho, viabilizando o transporte vertical em canteiros de obras.
Esse mecanismo nada mais é do que um cano de polietileno instalado de cima a baixo, conduzindo, assim, os resíduos dos andares superiores até a caçamba de entulho, instalada na parte térrea, o que torna o descarte praticamente automático.
Ele é indicado para uso em construções de edifícios, permitindo utilizar a força da gravidade para remoção dos resíduos.
Rampa para caçamba
Depois de fazer todo o processo de separação dos resíduos, é necessário despejar os resíduos na caçamba. A rampa de aço é acoplada na caçamba para que os profissionais subam com os resíduos com mais facilidade, geralmente usando um carrinho-de-mão. O uso da rampa facilita muito esta etapa de descarte e acondicionamento dos resíduos.
Não arrisque a segurança dos seus funcionários ou o andamento da sua obra. Contratando os serviços de aluguel de caçamba da Martins, você terá assistência durante todo o processo, desde a escolha do melhor equipamento até o transporte de resíduos para os locais apropriados. A Martins ainda possui uma usina própria para descarte e reciclagem de entulhos. Consulte-nos sobre esses serviços!