Quem não se incomoda ao ver uma grama crescida, ervas daninhas e vegetação afetando a harmonia do jardim?
Para mudar a paisagem e trazer de volta a aparência agradável de seu quintal ou jardim, nada melhor que operar um equipamento versátil e de alta performance, como a roçadeira.
A roçadeira possui inúmeras vantagens, porque além de ter a função de limpar áreas cobertas por grama e vegetação em excesso, ela se torna um equipamento multiuso, a depender de sua necessidade.
Veremos a seguir como manter um jardim impecável usando a roçadeira. Acompanhe a leitura deste artigo.
O que é uma roçadeira?
De forma simplificada, a roçadeira é um equipamento essencial para cuidar da manutenção de jardins e ambientes paisagísticos.
Com suas lâminas de ferro, linhas resistentes e alta capacidade de giro, seu uso é ideal para a diminuição de vegetação, corte de grama ou de árvores menores e até para eliminar ervas daninhas.
Com conjunto de corte que possui lâminas retas, circulares e curvadas, a roçadeira é composta por cabeçotes com fio de nylon e correntes que se prendem a eles. Vale lembrar que para cada finalidade, existem um cabeçote e um fio de nylon específicos.
O que escolher: roçadeira, cortador ou aparador de grama
Ao escolher um equipamento para desbastar a vegetação, é preciso se atentar aos modelos existentes no mercado. Isso porque existem, além da roçadeira, o cortador ou aparador de grama. Vamos ver qual é a diferença entre eles?
A roçadeira com motor 2 tempos e foi desenvolvida com tecnologia japonesa. Leve e de fácil manuseio, ela é ideal para ser operada tanto em terrenos planos, quanto em áreas mais íngremes ou irregulares. Seu uso é bastante aproveitado em áreas urbanas, casas, fazendas e pequenos jardins.
O cortador de grama ou ceifadeira é mais potente, mas também silencioso, e entrega uma poda uniforme, indicada para terrenos planos e com relevos. IMAGEM
Destinado ao corte de grama, retorques e acabamento, o aparador elétrico desempenha muito bem a sua função em jardins menores (até 50m). O acabamento em áreas urbanas, como calçadas, canteiros, árvores pequenas, torna-se aprimorado.
Nota-se que cada equipamento possui sua especificidade quanto ao carregamento ou à condução, ou seja, ele pode ser à gasolina, elétrica ou à bateria.
Vale lembrar que alguns cortadores de grama possuem uma espécie de coletor, que limpa a sujeira ao mesmo tempo que corta.
Onde utilizar a roçadeira?
Entre tantos benefícios que esse equipamento possui, sem dúvida, o principal é o seu desempenho em áreas irregulares, como morros, buracos, florestas – ideal para diminuir a vegetação de diversas áreas e ambientes. Veja agora onde utilizar:
- Em casa: pode-se usar o modelo elétrico, à bateria ou à gasolina.
- Em ambientes urbanos menores: o modelo indicado é a roçadeira à gasolina.
- Em sítios ou fazendas: as mais indicadas são as roçadeiras profissionais à gasolina, porque o desempenho se difere das demais.
Como se pode observar a roçadeira é muito útil em locais em que dificilmente outro equipamento entregaria um bom resultado, sem esquecer de mencionar na operação, que é de fácil traquejo.
Ao mencionarmos isso, salientamos a importância de usar os EPIs de maneira adequada, para que se evite quaisquer acidentes.
Como alugar uma roçadeira?
A Martins Locações possui a melhor escolha para você manter o seu jardim impecável. De modo a manter uma vida útil precisa, a Martins disponibiliza manutenção periódica – o que garante confiabilidade e segurança no manejo do equipamento.
Qualquer que seja a sua escolha, saiba que o equipamento terá a garantia de quem se preocupa com a qualidade de seus produtos e serviços.
Escolha a Martins para alugar ou comprar equipamentos.